O Laboratório Arabidopsis é uma empresa de consultoria agronômica e análises bioquímicas, situada na rua D, Loteamento Nossa Senhora das Graças, número 58, Juazeiro-BA.
Composta por seis profissionais, com diferentes formações, a empresa está há mais quatro anos inserida no mercado. Nasceu de um sonho de uma ex-aluna da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Essione Ribeiro Souza é técnica agrícola, Engenheira Agrônoma, especialista em Fisiologia de Produção e mestre e doutora em Engenharia Agronômica. O sonho dessa engenheira agrônoma surgiu, quando ela teve a oportunidade de realizar um estágio na JM Bioanálises, laboratório de resíduo, situado em Botucatu, São Paulo, onde desenvolviam ensaios para empresas multinacionais. No estágio, ela observou que a região que abrange Juazeiro e Petrolina, conhecida como polo da fruticultura, apresentava grande demanda para o desenvolvimento dessas análises bioquímicas, porém, bioquímica aplicada, pois, na região do Vale do Submédio São Francisco não existia empresas com atuação nesse mercado. Durante o período de desenvolvimento dos ensaios para defesa de tese em uma das fazendas do grupo Labrunier, a ideia foi se fortalecendo e ganhando forma. Após ter a tese defendida, a empresa Stoller do Brasil contratou seus serviços para desenvolvimento de alguns produtos na região. O contrato de parceria foi de oito meses.
Com isso, o trabalho, a responsabilidade e o profissionalismo foram ganhando admiradores e fortalecendo parcerias no mercado. Essione resolveu então partilhar sua ideia com um amigo, o estimado professor Manoel Abílio de Queiroz, esse sim, foi seu grande conselheiro, apoiador e principal incentivador. A empresa, tinha todo formato, porém, todas as ideias ainda estavam alojadas na cabeça, pois, uma pergunta, não saia de sua mente: “Onde encontrar recursos financeiros?”. Então, logo surgiu a ideia de se associar a instituição que foi responsável por parte de sua jornada acadêmica.
Buscou o Sebrae e explicou todo o projeto a atendente e solicitou ajuda, mas a atendente, distraída, com o celular em mãos, não ouviu uma palavra sequer, simplesmente disse: “Procure um contador, aqui ao lado tem um.” e retornou para seu celular. De repente, Essione teve uma luz. Lembrou-se que há mais de ano era associada do Mútua, a caixa de assistência dos profissionais do CREA. Encontrou ali a solução para os seus problemas de financiamento. O Mútua apoiou e financiou toda ideia da engenheira, enfim, o Laboratório Arabidopsis, a realização de um sonho, saíra do papel. A data era seis de junho de dois mil e catorze.
No início, o Laboratório Arabidopsis tinha a finalidade de atender a pequeno produtores, principalmente na área da fisiologia de produção, com consultoria e análises bioquímicas, mas durante todo o período de implantação, a empresa foi se solidificando e novos colaboradores abraçaram a ideia. Atualmente, a empresa presta serviços para empresas nacionais, multinacionais, e produtores nacionais e internacionais. Realiza treinamento técnico; palestras e consultoria agronômica; além de desenvolver posicionamentos de moléculas químicas para diversas culturas, atuando em todo Brasil.